sexta-feira, 4 de julho de 2008

Lobo Guara


Guará” que em tupi significa vermelho (avermelhado), é o nome do maior canídeo da América do Sul. Parente próximo do cachorro-do-mato e da raposa-do-campo, o Lobo-Guará tem hábito noturno, vive solitário e é muito dócil, atacando quando acuado e com medo. Chega a medir 130 centímetros de comprimento mais a cauda de até 40 centímetros, pesa cerca de 23 kg e suas características mais marcantes são o porte alto e magro, as pernas compridas e os pelos castanhos-avermelhados. Alimenta-se de pequenos roedores, aves, peixes, répteis, insetos, moluscos e frutas silvestres como a “lobeira”.

Há alguns anos atrás, o Lobo-Guará podia ser encontrado do Piauí ao Rio Grande do Sul, além do Paraguai e Argentina, mas infelizmente encontra-se em franca extinção (classificado como espécie vulnerável pela IUCN (1976) e em perigo pela USDI (1980), apêndice 2 da CITES) decorrente da caça predatória e à devastação dos cerrados, proveniente da expansão da Agropecuária.

2 comentários:

margot mello disse...

Martinha linda,parabéns pelo blog!!!
Se lembra da história do lobo guará que temos aqui em casa? É triste ver cada vez mais seu habitat invadido por plantações e consequentemente sendo levados a extinção, não é mesmo? Quando o homem irá perceber que a natureza faz parte de nosso ser? Espero que não seja tarde!!!
Beijos, te amo
Margot

Unknown disse...

amei o blog! mais precisa almentar um pouco a letra para entendermos melhor ok? bjos :*